Sistemas de Informação Geográfica

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) permite visualizar, analisar e interpretar dados, de forma a compreender espacialmente relações, padrões e tendências.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são uma ferramenta extremamente valiosa na agricultura de precisão. Através desta tecnologia, os agricultores têm a oportunidade de mapear as mudanças atuais e futuras na precipitação, temperatura, produtividade das culturas, saúde das plantas, entre outras. O SIG permite também utilizar aplicações baseadas em GPS através de máquinas inteligentes com o intuito de otimizar a aplicação de fertilizantes e pesticidas, por exemplo. Desta forma, o produtor consegue poupar tempo, esforço e dinheiro, lidando apenas com áreas delimitadas para essa finalidade.

A tecnologia SIG está intrinsecamente ligada ao módulo de Deteção Remota, já que os dados provenientes de satélites, drones e sondas podem ser vertidos para esta ferramenta e analisados. São, portanto, um valioso apoio para os produtores.

A ferramenta SIG possibilita ainda a visualização espacial, a elaboração de cartografia de base, assim como a cartografia de temática e analítica.

A simbiose gerada na aquisição de dados pelo S2i e o tratamento destes em ambiente SIG proporcionam aos seus utilizadores a melhor tomada de decisões, servindo de janela para o futuro, prevendo o momento de agir e garantindo uma ferramenta assertiva para definir a forma de atuação.