As imagens de satélite, obtidas a partir de sensores fixados em satélites que orbitam o planeta, são parte fulcral na revolução digital que a agricultura está a viver. Estas permitem a tomada de decisões em tempo real, em escala global e a nível local. Os agricultores podem crescer mais com menos, otimizando os insumos, reduzindo o escoamento de nutrientes e escalando com eficiência as práticas agrícolas.
Através desta tecnologia, é possível detetar anomalias, tanto nas plantas, como nos solos e recursos hídricos, calculando diversos índices vegetativos que são os principais indicadores da saúde da vegetação de uma plantação. Através dos índices, é possível realizar diferentes análises que ajudam o agricultor a tomar as melhores decisões para o cultivo.
Os índices vegetativos são algoritmos desenvolvidos para analisar imagens de satélite que identificam a variação das culturas, permitindo obter informações diversas, tais como medir o vigor da vegetação, controlar o stress hídrico e calendarizar ou monitorizar a aplicação de insumos. Desta forma, é possível eliminar rapidamente potenciais ameaças.