A biometria é utilizada cada vez mais no nosso dia-a-dia, já que é um mecanismo que acrescenta uma enorme segurança à gestão de dados privados. A biometria é o estudo das características físicas e comportamentais dos seres vivos. Este conceito é utilizado como forma de identificação de um indivíduo através das suas características únicas.
Os principais elementos de um sistema biométrico são a captura, a extração e a comparação. No primeiro elemento, existe a possibilidade de efetuar a aquisição de uma amostra biométrica, a fim de identificar um indivíduo. Na extração, é feita a seleção de uma amostra de informação biológica única para que possa ser feita a identificação. O resultado dessa seleção é chamado de assinatura biométrica, que mais não é do que um conjunto de dados usados em comparações futuras.
O S2i utiliza o reconhecimento facial, garantindo, assim, a forma mais segura de obter acesso aos dados da conta de um produtor, bem como de autenticar transações comerciais ou de outra natureza.